Grupo de cem editores lança campanha para valorização do livro
Iniciativa também visa proteger obras e vendas
Governo de Rondônia tentando recolher livros clássicos de sua rede escolar. A Prefeitura do Rio querendo tirar de circulação um livro vendido na Bienal. As duas maiores redes de livrarias ainda em recuperação judicial. Governos interrompendo ou diminuindo drasticamente seus programas de compras. E, para completar, a pandemia de Coronavírus que está deixando a economia mundial em situação alarmante.
Para fazer frente a essas notícias que ameaçam o setor livreiro, um grupo de até agora cem editores brasileiros, se uniu para criar uma campanha de valorização do livro e da leitura.
O grupo sem representação formal – com as principais editoras de porte médio e pequeno do país – foi criado no início de 2019 para juntar forças nas negociações com as redes Cultura e Saraiva, consolidou-se e agora parte para novas iniciativas.
A campanha adotou o slogan “Juntos pelo livro”. “Queremos mostrar que o setor livreiro está atento a iniciativas que prejudiquem a publicação e a venda dos livros”, diz Fernando Emediato, da Geração Editorial.
Paulo Tadeu, proprietário da Matrix Editora, destaca que a campanha também quer “chamar a atenção do leitor para valorizar a leitura”.
O grupo de editores vai colocar o selo da campanha no verso de todos os seus próximos lançamentos e também em redes sociais, além de estar buscando a adesão de novas editoras para ampliar a repercussão da ideia.
A Editora Oficina Raquel apoia essa iniciativa.
JUNTOS por essa parceria!