Frete Grátis a partir de R$ 200,00

A menina linda e outras crônicas

A menina linda e outras crônicas

R$49,00

Lorem Ipsum – Texto sobre a Diversidade

Autor: Cidinha da Silva

Formato: Livro brochura (paperback)

Número de páginas: 140

ISBN: 9788595000759

GTIN: 9788595000759

Tags: Rascimo estrutural; Escritora Negra; Literatura brasileira; Crônicas brasileiras; Conceição Evaristo; inclusão; Antirracismo; Infanto juvenil; Eliana Alvez Cruz; Personagens negros; Literatura Negra-afetiva; Mulher Negra

Consulte o frete e o prazo de entrega:

Sinopse

Na longa e vitoriosa tradição da crônica no Brasil, Cidinha da Silva é autora de voz singular. Ao construir seus textos a partir de um ponto de vista essencialmente feminino, preto e periférico. Em A Menina Linda, reunião de crônicas da autora acrescida de quatro textos inéditos. Nela são colocadas em primeiro plano personagens – reais e fictícios – que abordam questões étnicas, sociais e de gênero. O livro traz questões importantes para a crônica contemporânea: é o século XXI, com todos os temas debatidos na sociedade, transportado artisticamente para a Literatura em textos curtos, acessíveis e, sobretudo, atraentes. Cidinha da Silva toca em temas sociais candentes, como: racismo, periferia, relações trabalhistas, africanidade, sem nunca descuidar dos aspectos estéticos. No texto A menina linda, que abre o livro e lhe dá título, vemos uma professora que precisa se educar diante das surpresas indigestas que o racismo pode trazer. E fica a pergunta: “Por que a felicidade da mulher negra precisa ser guerreira, sempre?”.

Sobre autoria

Cidinha da Silva (MG) publicou 20 livros, entre eles, os premiados: “Um Exu em Nova York” (Biblioteca Nacional, 2019 e PNLD Literário 2021) “Os nove pentes d’África” (PNLD Literário 2020), “#Parem de nos matar!” (Acervo Público da Educação Paulista, 2021), “O mar de Manu” (APCA 2021, melhor livro infantil). Pela Oficina Raquel publicou “Oh, margem! Reinventa os rios!”, durante a pandemia em 2020, que já integra duas importantes políticas públicas de formação de acervo nas escolas públicas do país, o PNLD Literário 2021, dirigido ao Ensino Médio, e o “Minha biblioteca”, da cidade de São Paulo 2021 (EJA e Ensino Fundamental 2). Organizou duas obras importantes para o pensamento sobre as relações raciais contemporâneas no Brasil, “Ações Afirmativas em Educação: experiências brasileiras” (2003) e “Africanidades e Relações Raciais: Insumos para políticas públicas na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas no Brasil” (2014, considerado como livro de referência pela CAPES). Tem publicações em alemão, catalão, espanhol, francês, inglês e italiano. É curadora de Almanaque Exuzilhar (Youtube), conselheira da Casa Sueli Carneiro e doutora em Difusão do Conhecimento.

Cadastre-se em nossa Newsletter