R$49,90
In stock (can be backordered)
Leitura cria mundos – um projeto sobre democratização do livro é um livro de trajetórias.
Renata Costa, em uma prosa com o leitor envolvente quanto sólida, narra sua relação simbiótica com o universo dos livros. Mais do que isso, porém, a autora trata de temas importantes e urgentes para a Educação e para a Cultura brasileiras, tais como a bibliodiversidade, o mundo editorial, as cadeias dos livros, entre vários outros assuntos ligados ao universo deste objeto cultural e simbólico tão importante na história da humanidade. Trata-se, portanto, de uma reflexão necessária e imperiosa acerca do papel político e social do livro na sociedade brasileira: de que maneira ele pode impactar no presente e no futuro do país? As novas plataformas ameaçam sua existência? Qual o papel transformador do livro entre as classes menos favorecidas? De que maneira as bibliotecas impactam o cotidiano de uma comunidade? Essas e muitas outras questões são levantadas e discutidas por Renata em uma obra imprescindível para todos os interessados em pensar seriamente a Nação a partir da sua transformação pelas entranhas, construindo um país de pessoas leitoras.
Renata Costa se apaixonou pelos livros ainda na infância e A viagem de Clarinha foi uma das primeiras percorridas pela sua trajetória em prol da Leitura. Renata é gestora do projeto Palavralida, iniciativa sobre livros, leituras e leitores. Realiza assessorias, curadorias e capacitações para eventos, projetos, escolas, empresas em busca de soluções inovadoras no campo do livro e da leitura, valorizando a bibliodiversidade. Ex-secretária do Plano Nacional do Livro e Leitura do Brasil – PNLL (2017-2019), representando a sociedade civil na defesa de diretrizes para uma política pública voltada à leitura e ao livro no país. Foi coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas do Rio de Janeiro, do Programa Nacional de Incentivo à Leitura e de acervos na Secretaria de Estado de Cultura, trabalhando da elaboração e promoção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas implementando uma política pública de democratização do acesso ao livro, à leitura e à escrita para a formação de leitores.E, o mais importante, é mãe da Bruna e do Sylvio e avó do Chico.
Editora Oficinar Ltda | CNPJ: 14.869.413/0001-11 | Rua Santa Sofia, 274 – sala 22 – Tijuca | Desenvolvido por Contextual Links
Cadastre-se em nossa Newsletter