R$54,00
Mulheres na Ciência – o que mudou e o que ainda precisamos mudar, organizado pelas pesquisadoras Letícia de Oliveira e Tatiana Roque, constitui uma importante pesquisa sobre a participação das mulheres no universo das Ciências.
Se é verdade que as últimas décadas foram marcadas por um visível aumento da presença das mulheres neste meio, não se pode deixar de notar que, no imaginário da população, o “gênio científico” ainda é ligado, via de regra, ao gênero masculino. A entrevista concedida pela economista Hildete Pereira de Melo, que abre o livro, é reveladora de tal realidade, e aponta para uma série de questões importantes a serem debatidas, tais como a divisão sexual do trabalho, o acesso à Educação formal, a relação entre maternagem e produtivismo científico. Em suma, como ela própria afirma, “o poder na mão do sexo masculino ainda é uma questão extremamente presente”.
TATIANA ROQUE é Matemática e historiadora da ciência, é professora titular do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi pesquisadora do Collège International de Philosophie (Paris) e Coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. Ganhou o Prêmio Jabuti em 2013 e foi finalista novamente em 2022.
LETÍCIA DE OLIVEIRA é neurocientista, professora titular da Universidade Federal Fluminense (UFF) e
pesquisadora sênior do University College London (Inglaterra) entre 2017-2022. Vencedora do Prêmio Mercosul em Ciência e Tecnologia na área de Inteligência Artificial, do Prêmio 25 Mulheres naCiência pela 3M em 2021 e do Prêmio Nise da Silveira, conferido pela ALERJ em 2022.
Editora Oficinar Ltda | CNPJ: 14.869.413/0001-11 | Rua Santa Sofia, 274 – sala 22 – Tijuca | Desenvolvido por Contextual Links
Cadastre-se em nossa Newsletter