R$89,90
In stock (can be backordered)
Nas trincheiras da memória é um livro que une coragem, indignação e rigor acadêmico. De acordo com Carlos Gallo, organizador do volume, os ensaios tratam das “políticas de memória que foram e estão sendo implementadas e os mecanismos de justiça de transição realizados em cada contexto para lidar com os legados do autoritarismo”. Abordando realidades sociopolíticas diversas, mas que apresentam diversos aspectos comuns, este livro é fundamental não apenas para pesquisadores e pesquisadoras que pretendem analisar e refletir acerca de temas como ditaduras, anistias, lutas, reparações e impunidades, mas interessa também a todas as pessoas interessadas em refletir sobre política, democracia e liberdade.
Um diferencial da presente coletânea, se comparada à outras semelhantes, é o conjunto de países abordados nas análises
realizadas pelas e pelos autores dos capítulos. São analisados desde o sul da Europa, representado por Portugal e Espanha, até a América do Sul, representada por Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai. Outro aspecto que a particulariza é o conjunto de autoras e autores dos capítulos. Trata-se de uma equipe formada por pesquisadoras e pesquisadores brasileiros/as e estrangeiros/as com atuação na área da Ciência Política, nas Relações Internacionais, na Antropologia, na História e no Direito.
A estes, soma-se a contribuição de pesquisadoras e pesquisadores em formação, caso de estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Pelotas.
Plural no que se refere aos diferentes países e perspectivas que abrange, a obra está estruturada em torno de dezesseis
capítulos e um apêndice. A ordem dos capítulos tenta dar conta das diferentes abordagens realizadas pelos e pelas autores/as. Para iniciar, debates teórico-metodológicos, discussões conceituais. Na sequência, estudos temáticos sobre os países e análises comparadas.
O foco dos capítulos abrange desde o estudo das lutas pelo passado, das políticas de memória e da justiça de transição à compreensão de outros aspectos envolvendo o modo como surgiram os regimes de exceção e suas repercussões no presente. Ao final, encontrase um apêndice, no qual são publicados, após longo trabalho de preenchimento, revisão e organização, os quadros que foram preparados pela equipe de bolsistas que trabalhou comigo, entre 2017 e 2020, nos projetos do Núcleo de Pesquisa sobre Políticas de Memória – NUPPOME.
O conjunto de textos aqui reunidos evidencia, inicialmente, que as lutas por memória, verdade e justiça estão longe de serem encerradas. As análises evidenciam, ainda, que apesar das limitações decorrentes da pandemia, é possível continuar se posicionando “nas trincheiras da memória”, exigindo medidas de reparação e a punição daqueles que cometeram violações aos direitos humanos, seja na região latino-americana, seja no sul da Europa
Editora Oficinar Ltda | CNPJ: 14.869.413/0001-11 | Rua Santa Sofia, 274 – sala 22 – Tijuca | Desenvolvido por Contextual Links
Cadastre-se em nossa Newsletter