R$36,00
Em estoque
Luis de Camões não é um monumento, mas um poeta. Ou o poeta. A partir dessa premissa, o autor d’Os Lusíadas, muitas vezes transformado em bandeira pelas instituições portuguesas, teve a honra de ser devidamente lido e estudado por inúmeros poetas. Os dois maiores: Fernando Pessoa e Jorge de Sena. Por vieses que tanto interessaram ao primeiro e ao segundo, a astrologia e a erudição, respectivamente, Luis Maffei estuda Camões por dentro, derrubando Babéis e inovando a sua língua – que é a de Camões, de Pessoa, de Sena, de todos os poetas, de todos os falantes de português, como o próprio autor destes signos. Brasileiro, leitor-poeta, como foi também, por exemplo, Carlos Drummond de Andrade. Qual o signo (zodiacal) de Camões? Não se sabe. O que não impede Maffei de buscá-lo – como a palavra, dentro e fora da poesia.
Professor de Literatura Portuguesa da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), mestrado (2003) e doutorado (2007) em Literatura Portuguesa pela mesma instituição – neste último, apresentou a tese DO MUNDO DE HERBERTO HELDER. Como ensaísta, publicou os livros DO MUNDO DE HERBERTO HELDER (Oficina Raquel, 2017), CIRANDA DA POESIA – MANUEL DE FREITAS POR LUIS MAFFEI (EdUERJ, 2015), DESPEJO QUIETO – ENSAIOS SOBRE POESIA PORTUGUESA (EdUFF, 2015) e, com Pedro Eiras, A VIDA REPERCUTIDA – UMA LEITURA DA POESIA DE GASTÃO CRUZ (Lisboa, Esfera do Caos, 2012). Organizou, em parceria com Diana Pimentel, ATÉ QUE – HERBERTO HELDER (Lisboa, Guilhotina, 2015); com Ida Alves, o livro POETAS QUE INTERESSAM MAIS – LEITURAS DA POESIA PORTUGUESA PÓS-PESSOA (Azougue); com Lilian Jacoto, SOLDADO AOS LAÇOS DAS CONSTELAÇÕES – HERBERTO HELDER (Lumme); e com Jorge Fernandes da Silveira, POESIA 61 HOJE (Oficina Raquel). É também poeta, tendo publicado, em 2006, A; em 2008, TELEFUNKEN; em 2010; 38 CÍRCULOS; em 2011, PULSATILLA; em 2013, SIGNOS DE CAMÕES; em 2015, 40; e, em 2016, VISTA DE OLIMPIA. Em 2012, estreou como contista com o livro CONTOS DA COLINA ? 11 ÍDOLOS DO VASCO E SUA IMENSA TORCIDA BEM FELIZ, escrito em parceria com Nei Lopes e Mauricio Murad. Coorganizou, com Mayara R. Guimarães, o livro de contos EXTRATEXTOS 1 – CLARICE LISPECTOR, PERSONAGENS REESCRITOS, no qual também participa como contista. Como ensaísta, tem textos publicados em diversas revistas, como METAMORFOSES, IPOTESI e VIA ATLÂNTICA, e as portuguesas COLÓQUIO/LETRAS, RELÂMPAGO, TELHADOS DE VIDRO e CADERNOS DE LITERATURA COMPARADA. Coordena, para a editora Oficina Raquel, a série PORTUGAL, 0, dedicada à novíssima poesia portuguesa.
Pelo conjunto da obra, recebeu o prêmio Icatu de Artes – Literatura, 2013. É Sócio Benfeitor do Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro.
Editora Oficinar Ltda | CNPJ: 14.869.413/0001-11 | Rua Santa Sofia, 274 – sala 22 – Tijuca | Desenvolvido por Contextual Links
Cadastre-se em nossa Newsletter